Mapeamento Aéreo com Drones

mapeamento aéreo com drone

Para saber melhor o que é mapeamento com drone e entender os seus principais objetivos e benefícios, continue a leitura.

Afinal, o que é mapeamento com drone?

Sem delongas, o mapeamento com drone é um processo pelo qual se busca realizar o registro de uma área, que pode ser um terreno ou qualquer outro empreendimento, a exemplo de prédios.

É uma técnica, vale dizer, antiga, mas que encontrou maior eficiência com o uso de drones. Historiadores apontam que o mapeamento de um local ou área era feito com o uso de balões e aviões e, agora, com a utilização de drones.

Quais são os principais objetivos do mapeamento com drone?

O mapeamento com drone tem como principal objetivo registrar as imagens de um local e, a partir disso, utilizá-las para coletar informações sobre a área, bem como realizar projetos e aplicar em diferentes segmentos da engenharia, principalmente a civil.

Antes de uma construção civil ser iniciada, a depender de sua dimensão, é comum que drones sejam utilizados para fazer o mapeamento da área, com a finalidade de verificar as condições do terreno.

Com base nessa informação, o projeto de construção civil pode ser ajustado conforme as condições do terreno.

O mesmo princípio vale para outros segmentos do mercado, a exemplo do agronegócio. É comum o uso de drones para realizar o mapeamento de um local que será utilizado para o plantio de sementes ou ervas. O objetivo é verificar a viabilidade do plantio em tal região.

Principais benefícios do mapeamento com drone

Utilizar o drone para realizar o mapeamento de áreas pode garantir diversos benefícios para você, como:

• Alta produtividade. O mapeamento aéreo é muito mais produtivo do que o mapeamento realizado com a utilização de outros meios. É possível mapear grandes áreas em pouco tempo;
• É possível obter riqueza de detalhes em relação às imagens mapeadas e, assim, analisar melhor a área;
• Garante maior agilidade ao processo de mapeamento, fazendo com que essa operação seja realizada com rapidez. Na prática, isso traz maior produtividade;
• Colabora para a redução de custos, considerando que não é preciso de recursos humanos para desenvolver essa operação, uma vez que é o drone e seu condutor que fazem isso;
• O drone pode ser utilizado não apenas para mapear a área, mas também para inspecionar projetos em andamento e finalizados. Assim sendo, é um equipamento que pode ser usado para diferentes aplicações.

Agora que você sabe o que é e quais são os principais objetivos do mapeamento com drone, que tal adotar essa estratégia para que você alcance seus objetivos com maior velocidade, eficiência e redução de custos?

Saiba que podemos lhe ajudar nesse sentido. Somos uma empresa referência nessa área e podemos garantir o mapeamento ideal para seu terreno. Entre em contato conosco para saber mais!

Precisa de ajuda?