Agricultura e Pecuária com Drones

Esse aparelho possui uma variada gama de opções, baseadas em modelos e tecnologia. Alguns deles exigem um custo mais elevado, no entanto, um drone básico, que não costuma custar caro, pode dar conta do trabalho e auxiliar muito o agricultor.

Relacionamos, abaixo, quais são as principais funções do uso do drone na pecuária. Acompanhe!

Análise da plantação

Essa é uma das funções mais comuns dos drones na agricultura. A ideia é monitorar toda a plantação e verificar a existência de problemas como pragas, doenças, excesso de irrigação, falhas no plantio, entre outros.

O posicionamento do drone possibilita uma visão do alto, o que é muito eficiente para captar todas as condições de cada planta e até uma análise da sua coloração fica mais fácil de ser feita, podendo verificar, por exemplo, a presença de fungos.

Além de identificar problemas, é possível acompanhar periodicamente a evolução da produção em cada fase da cultura e perceber se o seu desenvolvimento está ocorrendo da forma esperada.

Os drones são vinculados a softwares, através do quais é possível analisar as imagens com clareza, observando cada detalhe da plantação.

Otimização dos serviços

A tecnologia, em todas as áreas que atua, tem a função de otimizar os trabalhos, o que consequentemente gera economia de tempo e dinheiro. Com o uso do drone na pecuária, uma única pessoa pode fazer o trabalho de monitoramento e de uma forma muito facilitada.

Em um único voo, grandes áreas podem ser analisadas e uma equipe menor será capaz de realizar o trabalho que, tradicionalmente, exigiria muitos trabalhadores. Isso significa mais tempo ganho e menos dinheiro gasto.

Demarcação de área para o plantio

Ao invés de ficar fazendo estudos demorados e análises para saber em que área será melhor plantar, com o uso do drone, o produtor terá muito mais facilidade em sua demarcação de área. Ele terá uma visão muito ampla do alto e uma definição clara sobre quais locais são mais propícios para a semeadura.

Localização de focos de incêndio

Os incêndios oferecem um risco muito grande para a plantação e se não identificados a tempo podem acabar com todo um trabalho de meses.

O uso dos drones pode servir de grande auxilio para detectar focos de incêndio em seu início e controlá-los a tempo de evitar danos à cultura.

Pulverização

Os drones para pulverização fazem o mapeamento do solo por meio de um sistema de lasers e ultrassom e regulam sua altitude de voo.

Ao fazerem um mapeamento da topografia da área, os aparelhos permitem a aplicação dos produtos químicos com mais agilidade, precisão e economia.

O uso dos drones na pecuária trazem benefícios que resultam em menos custos para o produtor e melhores resultados com a plantação.

Cada vez mais as tecnologias estão agindo como aliadas da agricultura e é conveniente que todos os produtores rurais se apropriem delas, a fim de aperfeiçoar os seus processos e alcançar melhores resultados em cada trabalho desenvolvido.

ALGUNS TRABALHOS
Precisa de ajuda?